domingo, 23 de agosto de 2009

IGREJA CATÓLICA ADOTA MEDIDAS PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DA GRIPE A


Preocupados com o aumento dos casos notificados de Gripe A em todo o País, os bispos integrantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiram adotar algumas medidas para frear a proliferação do vírus H1N1, que já fez 14 vítimas em Alagoas. Para isso, eles se reuniram no último dia 17, em Olinda (PE), e enumeram ações que devem ser cumpridas pelos católicos, até que a pandemia seja minimizada.

De acordo com o documento elaborado pela CNBB, os fiéis que apresentarem sintomas da Gripe A não devem comparecer aos eventos realizados pelas paróquias onde residem, a exemplo das missas, reuniões e novenas. No caso das missas, especificamente, elas devem ser acompanhadas pelas emissoras de televisão e rádio católicas, espalhadas por todo o Brasil.

Os padres, bispos e pastores devem cuidar para que as igrejas estejam com as portas e janelas totalmente abertas durante as celebrações eucarísticas, garantindo a circulação do ar. Antes das missas, eles devem lavar as mãos com álcool em gel, pois terão que realizar a distribuição da comunhão e, assim, manterão contato direto com os fiéis.

O procedimento também deve ser adotado ao final da missa e a hóstia não deve ser colocada na boca do fiel, mas, somente na palma da mão. E o tradicional momento da Paz, realizado durante as celebrações eucarísticas, também está proibido, bem como a oração do Pai Nosso, onde os fiéis se dão às mãos.

A determinação também afeta as pias batismais, que devem continuar vazias, ficando os fiéis impedidos de manusear a chamada água benta durante as celebrações. Neste caso, eles devem trazer a água de suas residências e solicitar que ela seja abençoada pelo sacerdote.

Ainda de acordo com o documento elaborado pela CNBB, as determinações devem ser afixadas em murais e os padres devem detalhá-las durante as missas. “Estas disposições, de natureza pastoral, estarão em vigor enquanto perdurar o risco de contaminação por esta doença que, - todos desejamos -, seja o mais breve possível”.

Fonte: Blog Terço dos Homens Mossoró

Nenhum comentário: