quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ESTE É O 3º TEMA DA SEMANA DA FAMÍLIA:


“Sem o Domingo
Não podemos viver”.


O texto do livrinho medita principalmente sobre o episódio dos Discípulos de Emaus, relembrando o fato de que aquele dia era o primeiro dia da semana, no mesmo dia que Jesus havia ressuscitado.


Conhecemos bem a tradição Judaica, que guardavam o Sábado como dia de descanso desde que fora ordenado por Deus que guardassem este dia, sabemos porém, que Jesus veio estender a Promessa de salvação a todos os homens deste mundo, ficando bem claro que apesar de Deus ter sido fiel à sua parte na antiga aliança o homem jamais foi fiel por completo e mesmo guardando um dia inteiro, onde não se podia fazer nada, nem mesmo dar mais de 1000 passos, mesmo assim Jesus salientou, que muitas coisas eram executadas neste dia, incluindo salvar um cavalo que por acaso caísse em um poço.

Jesus fazia milagres no dia de Sábado, para demonstrar, que Ele, sendo filho de Deus, o Messias que foi enviado pelo Pai, Senhor de todas as coisas, era Ele também Senhor das ordens e preceitos que foram dirigidos aos homens no passado e que, portanto Ele teria todo o direito de mudar ou alterar ou fazer o que bem entendesse com os preceitos que o homem fingia que obedecia fielmente, apenas para demonstrar visivelmente que seguiam a Deus, enquanto que às escondidas desprezavam todos os mandamentos Divinos.

Jesus declarou que não veio desprezar a Lei antiga, ou mudá-la, mas veio sim, cumpri-la e levá-la à consumação total, isto significa que, Jesus consumou a antiga aliança e executou o início da nova e eterna aliança que é totalmente baseada em promessas bem superiores à primeira aliança.

Ao morrer Jesus na Cruz o mundo se fez trevas, morreu com Ele o passado, o pecado e a condenação, morreu com Ele a falsidade e o Farisaísmo, morreu com Jesus na Cruz todo o erro deste mundo.

Mas ao Jesus Ressuscitar, tudo se fez novo, uma nova vida surgiu, uma nova esperança nasceu para nós que antes nem tínhamos o direito de conhecer Jesus, mas que agora entramos nesta nova e eterna aliança, mesmo que tenhamos entrado como um enxerto de outra parreira antes desprezada.

Este dia ficou gravado em nossa memória, porque foi o dia que a morte se tornou vida, foi o dia que Jesus venceu o inimigo que não podíamos vencer, foi o dia que raiou uma nova luz neste planeta, e este dia era o primeiro dia da semana, no qual Jesus ressuscitou em seu primeiro instante ao raiar do sol.

Esta é a Páscoa do Senhor, o dia mais importante para nós Cristãos, por isso, assim como o Senhor escolheu este dia para voltar à vida, também o escolhemos para comemorar esta Páscoa de Jesus, desde o principio este dia tornou-se um dia consagrado ao Senhor e ficou conhecido como o Dia do Senhor ou “Dominus” e como Jesus celebrou neste dia a sua primeira Missa após a Ressurreição, automaticamente os seus Discípulos passaram a repetir o ato de Jesus como foi de sua vontade.

Como Dia do Senhor, o Domingo ficou inteiramente um dia dedicado somente a Deus, ao culto e a todas as atividades relacionadas com Deus, ficou também este dia dedicado à uma vivência mais Familiar, onde os membros de uma Família estariam mais unidos juntamente com Deus.

Hoje, outras religiões tentam restabelecer os ditames do antigo testamento, desprezando a escolha de Jesus, mesmo sendo Ele o Senhor de Todas as coisas e declaradamente o nosso Senhor, não iremos mais realizar a sua vontade, mas no dia que escolhermos, já que um Cristão, que antes era pagão e não seguia nenhum mandamento Judaico, não cabe agora servir a uma lei que jamais foi imposta aos Cristãos que nasceram na Nova Aliança.

Outro inimigo do Domingo nos dias de hoje é o Laicismo, “O mundo ateu e comercial”, que quer abolir o dia de Descanso, O dia do Senhor, o dia da Família e tornar todos os dias iguais em que o homem nada mais é do que um escravo do trabalho esquecendo-se de seu lado espiritual, seu relacionamento com Deus, o relacionamento Familiar e manipulando-o apenas como um consumidor sem voz, sem vez e sem vontade.


O Domingo é o Dia que nos encontramos com nosso Deus, é o dia que descansamos do trabalho diário e reencontramos forças para começar mais uma jornada de trabalho, é o dia que nos encontramos todos em casa e temos uma chance de conversarmos e exercitarmos o nosso amor comum, já percebemos que a cada dia que passa fica mais difícil vivermos como se vivia a alguns anos atrás e precisamos reavaliar as tendências deste mundo capitalista e recuperarmos o valor deste dia tão importante para nossas Famílias e nossa vida espiritual, porque sem este dia, a vida espiritual e a Família irão definhar aos poucos até a morte completa.

Esperamos que consigamos reverter este quadro o quanto antes, esta é a forma que a Igreja encontrou de nos mostrar o grande valor que tem este dia para as nossa vidas em particular, teremos atingido nosso objetivo quando nossas Famílias realmente aprenderem o valor destas palavras e proclamarem de todo coração:

“Sem o Domingo
Não podemos viver”.

Nenhum comentário: